Santa Rosa da Serra/MG
13h07 22 Janeiro 2025
Atualizada em 22/01/2025 às 20h09

Imagem compartilhada nas redes sociais levanta hipótese de possível fóssil de dinossauro em Santa Rosa da Serra/MG

Por Marcelo The Back - TV KZ
Rocha com formato curioso, que se assemelha ao fóssil de um dinossauro.

Uma imagem que circula nas redes sociais e WhatsApp está intrigando moradores de Santa Rosa da Serra/MG. A foto, tirada dentro de uma gruta na zona rural do município, mostra uma formação rochosa que se assemelha a um fóssil de dinossauro, o que aumenta a curiosidade sobre a real natureza da formação. 

A equipe de reportagem da TV KZ entrou em contato com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Santa Rosa da Serra, Leonardo Freire, para obter mais informações sobre o caso. 

"Realmente existe a caverna", confirmou Freire. "Quanto ao fato de ser ou não um fóssil, ainda não temos certeza. Estou aguardando meu geólogo voltar de férias para podermos visitar o local e começar os estudos caso seja real um fóssil". 

Questionado sobre a localização da gruta, o secretário explicou que ela se encontra em uma reserva de uma empresa privada. "Qualquer caverna, por si só, pertence à União. Por mais que esteja dentro de uma área privada, a caverna em si é de direito do Governo Federal", esclareceu. 

A descoberta, se confirmada, pode ter grande impacto para o município. "Lá se torna um sítio arqueológico protegido pelo Governo. Com isso, podemos criar um ponto turístico após as explorações", afirmou Freire. "Com isso, há um grande impacto na educação, economia e turismo". 

Uma fonte que preferiu não se identificar relatou à TV KZ que o possível fóssil foi encontrado em uma gruta "muito grande e bonita, com muitas formações de calcário".

Atualização

A empresa Mineração Dornas Ltda, localizada em Santa Rosa da Serra, se pronunciou oficialmente sobre a recente divulgação das imagens e vídeos nas redes sociais que sugerem a descoberta do fóssil de dinossauro na Gruta dos Fanecos, situada dentro de sua propriedade. Segundo a empresa, as formações rochosas divulgadas nas imagens não são fósseis, mas sim uma formação natural chamada "cortina serrilhada". Saiba mais clicando aqui.

VEJA TAMBÉM

Economia
Fechamento do mercado financeiro
18h40 04 Agosto 2025